Freigeist

Sobre pessoas inadequadas ao trabalho. Espíritos livres, diz a palavra em alemão. Sobre mazelas de trabalho. De todo o tipo. Horários, colegas, tarefas, mentalidades, conversas, programinhas sociais, etc.. Para constatar que, nos dias atuais, independente do trabalho, estamos todos nivelados pelo estreitamento. E um lembrete: trabalho não é prazer, é meio de ganhar dinheiro. Realização vem no processo. E de vez em quando.

Tuesday, August 15, 2006

Miserável Aniversário

Eu não gosto mais de aniversário. Nunca curti muito quando todos cantavam parabéns olhando para minha cara, esperando encontrar a alegria escrita nos meus olhos. Fico intimidado e quando fico intimidado eu fico escroto, chato, sem graça e mentiroso. E estou sempre intimidado.
Aqui onde eu trabalho, fazer aniversário é traumático. Por essas e outras eu sempre tirava férias em julho, o mês em que vim ao mundo. O que acontece é o seguinte: aqui na empresa é o aniversariante que tem obrigação de trazer o bolo. Deixem me repetir a palavra: obrigação ! A coisa é séria, passível de demissão e eu garanto a vocês: não estou brincando.
Um comunicado no quadro de avisos já cagueta para todos quem são as vítimas do mês corrente. Os doentes, fanáticos por bolo não conseguem segurar a onda, precisam expressar de qualquer forma a importância desse dia. Que é o dia do bolo, mais do que o dia do seu aniversário. Estão a todo momento fazendo piadinhas, lembrando que a hora de trazer o bolo vai chegar: "e aí, já preparou o bolo ?", "olha que eu gosto de chocolate, hem !", "vai encomendar na Parmê ?" e blablablablabla. Só faltava o "traz pavê que aí não precisa comer". Minto. Esse também sempre rola.
Ó justiça divina, quando acabará a estupidez humana ? Quantos séculos serão necessários para que ocorra algum tipo de evolução ? Aonde isso vai acabar ? Quanto tempo terei que conviver diariamente com criaturas praticamente unicelulares ? Minha fé atualmente mede meio nanômetro.
Esse ano foi curioso: o chefão da empresa estava com a chefona na copa e me agradeceu pelo bolo que eu trouxe: "estava muito bom". No que a chefona observou: "só um pouco pequeno...". Aí ele emendou: "aproveita e fala com ele porque você estava reclamando dele comigo antes..." e ela: "é, vou enquadrar ele...bem enquadrado".
Até hoje não sei o que ela quis dizer com isso, mas por enquanto não fui enquadrado...ano que vem acho que vou encomendar um bolo maior...

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Onde eu trabalhava antes a comemoração dos aniversariantes era sempre na última segunda feira do mês, às 7:00 no refeitório. Tinha bolo de qualidade questionável. Era só uma desculpa para fazer com que as pessoas chegassem mais cedo ainda ao trabalho. Não sei se alguém ia, eu nunca fui.

1:55 PM  
Blogger MM said...

obrigação de levar bolo realmente é de matar.... Aliás, esse esquema de aniversário em trabalho é um constrangimento só, do papel com os aniversariantes do mês afixado na parede ao parabéns pra você com aquele bando de gente nada a ver

5:37 PM  
Anonymous Anonymous said...

Aniversário e trabalho = combinação explosiva. Duas coisas que eu abomino, definitivamente.

8:51 PM  

Post a Comment

<< Home