Freigeist

Sobre pessoas inadequadas ao trabalho. Espíritos livres, diz a palavra em alemão. Sobre mazelas de trabalho. De todo o tipo. Horários, colegas, tarefas, mentalidades, conversas, programinhas sociais, etc.. Para constatar que, nos dias atuais, independente do trabalho, estamos todos nivelados pelo estreitamento. E um lembrete: trabalho não é prazer, é meio de ganhar dinheiro. Realização vem no processo. E de vez em quando.

Friday, December 08, 2006

Comemorar o que?

Realmente, não tenho escrito faz um bom tempo. Até me desculpei alegando que eu, por mais incrível que isso pareça, estou feliz com meu trabalho.
E realmente estou - o que se refere ao trabalho em si, pelo qual sou pago. De resto - já naturalmente um cara fechado para pessoas estranhas - evito conversas, sempre almoço sozinho e não saio com a galera do trabalho. Já conversei, já almocei com colegas, até já saí... mas parei com isso quando percebi que no fundo, me entediava. A maioria das pessoas aqui considero gente fina, mesmo assim seus assuntos me chateam. Carro, mulher, futebol, piadas sobre homosexuais... é triste, mas é por aí...
Assim não sou nem feliz, nem infeliz no ambiente de trabalho. A infelicidade se instala no momento em que sou forçado à convivência.

E então hoje - a festa de fim de ano da empresa.
Para começar, não se pode levar ninguém, o que para os namorados é bastante chato. Felizmente (ou infelizmente) isso não me afeta. Ano passado tinhamos um quarto dos funcionários e pudia se levar ficante, namorada, amigo, filho, whatever. Neste ano a desculpa dada é justamente que a empresa cresceu muito e tendo tanta gente não caberia todo mundo.
Ora bolas! Então que se faça uma festa maior! Será que a empresa só cresceu em número de pessoas e não econômicamente? Triste prova de má administração?

E fora isso óbviamente não estou com a menor vontade de ir. Já falei isso para alguns e recebi olhares constrangidos -"Poxa, vamos comemorar, vamos curtir!"
Comemorar o que? Curtir o que? eu pergunto. O Fim do ano eu comemoro com amigos... curtir eu curto com pessoas queridas, não com colegas de trabalho.

Tentei convencer uma colega (aliás uma das minhas colegas mais querida, que considero quase amiga) a não ir, mas ela me disse que achava importante "mostrar a cara"; importantíssimo aliás. Que decepção, não esperava ouvir isso.
Pelo menos sei que ninguém da minha área (que conta três pessoas) vai na festa. Quer dizer, minha colega não vai e agora também soube do meu chefinho, que ia levar seu notebook e colocar som, que também está desistindo.... enfim.

Enfim, lá vou eu me decidir. A onda é empurrar a decisão até as 22h (começo da festa) e a essa hora já estar bastante bêbedo para afirmar "claro que não vou" para mim mesmo.

3 Comments:

Blogger MM said...

ninguém vem mais aqui...

12:45 PM  
Blogger MM said...

pelo menos são do bem as pessoas da sua área... Isso já é muito bom

12:46 PM  
Anonymous Anonymous said...

escapei desta festa este ano. com a morte de um dos patrões, o clima não ficou propício a festas. vai ter churrascaria só. e não estou nem um pouco inclinada a ir. mas acho que não teria coragem de faltar. não que eu ache importante "mostrar as caras".

6:34 AM  

Post a Comment

<< Home